PRÉ-ESTAÇÃO: CHOVE EM MAIS DE 90 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Maiores precipitações foram registradas na macrorregião do Litoral Norte

Pelo menos 93 municípios do Ceará registraram chuvas no intervalo entre as 7h desta quarta-feira (24) e as 7h desta quinta-feira (25). Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as maiores precipitações aconteceram em Massapê (81,8 mm), Senador Sá (79 mm), Mucambo (75 mm) e Granja (75 mm).

As chuvas deste período de 24 horas se deram pela grande nebulosidade sobre o Estado, sendo esta associada à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um dos principais sistemas meteorológicos indutores de chuvas durante a Pré-Estação.

As maiores precipitações entre quarta e quinta se concentraram no Litoral Norte, que é uma das macrorregiões que, normalmente, registram as maiores médias entre dezembro e janeiro (131 mm), ficando atrás somente do Cariri (215,7 mm) e Ibiapaba (143,7 mm).

Dados ainda parciais indicam que as chuvas de Pré-Estação em todo o Ceará estão 52% abaixo da média. Porém, tais dados ainda irão variar de acordo com a atualização das informações da rede de pluviômetros convencionais monitorada pela Funceme.

Prognóstico

Para o trimestre de fevereiro a abril, há 40% de probabilidade de chuvas acima da média. Sendo este o prognóstico mais positivo para o período desde 2008. Porém, ainda há chances de precipitações 35% dentro da normalidade e 25% abaixo dela. Na primeira quinzena de fevereiro, a Funceme divulgará o prognóstico para os período de março a maio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *