Dicas de alimentação para curtir o Carnaval

Por Cláudia Olivé Cavalcanti

O Carnaval é um momento de diversão e curtição, porém não podemos deixar de cuidar da nossa alimentação neste período.

Muitas pessoas não sabem, mas os foliões perdem bastante líquido e gastam muita energia por causa das altas temperaturas. Por conseguinte, o corpo deve ser mantido sempre hidratado com água, sucos ou água de coco, evitando os refrigerantes. “Para quem gosta de beber cerveja, é importante intercalar com a água mineral”, explica a nutricionista, que chama atenção para os excessos cometidos durante as festas e lembra: “oito latinhas significam 980 calorias”.

Nenhuma bebida substitui a água, cuja função é reidratar, eliminar substâncias tóxicas pelo organismo, acelerar o metabolismo, eliminar o excesso de gorduras e transportar nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Podemos ingerir mais de 4 litros durante o dia. O ideal são as águas minerais que têm sódio, potássio e magnésio. Para a reposição de eletrólitos, as bebidas isotônicas também são bem-vindas e repõem os minerais perdidos. Lembrando que a falta de água pode causar desidratação, a qual pode ser identificada através de alguns sinais como: câimbras, moleza no corpo, tonturas, vômitos, pouca urina, enjôos, vista turva, luzes piscando, boca e pele secas. Desmaios, com a queda de temperatura e pressão também indicam a desidratação. Nestes casos, recomenda-se tomar um suco de fruta como laranja, limonada ou água de coco, que possuem absorção rápida e eficaz.

O ideal é realizar as três refeições diárias como: café da manhã, almoço e jantar e, nos intervalos, ingerir sucos de frutas sem adição de açúcares, barra de cereais, frutas secas, iogurtes lights e /ou desnatados e frutas em gerais.

No café da manhã, consuma cereais integrais, frutas e adicione proteínas, como ovos, queijos brancos. Um suco desintoxicante e energizante também é interessante! Como exemplo, pode ser citado o Suco Verde, que possui em sua composição abacaxi, couve e hortelã.

Para almoço e jantar, prefira refeições equilibradas e leves, de fácil digestão. Uma boa salada, uma proteína de fácil digestão, como ovos, peixes ou frango, uma leguminosa, e uma boa fonte de carboidrato, como batata doce ou inglesa, macarrão, mandioca, arroz também, é claro! Assim você terá energia para pular carnaval!

Evite alimentos calóricos e gordurosos como: carnes gordurosas, frituras e fast-foods;

Evite o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas;

Evite o jejum prolongado;

Aproveite o Clima de Carnaval para queimar calorias.

 

 

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