Potencial turístico crescente faz do Ceará o palco ideal para a Equipotel Regional e CONOTEL

Por Artur Silva, da Assessoria

 

Palco da primeira edição itinerante da Equipotel, maior feira do mercado da Hospitalidade no Brasil, e da 60ª edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, o Ceará vem dando, ano após ano, indícios de que é uma potência para a economia do Turismo. O Estado é o oitavo com maior fluxo de turistas, segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo, divulgado pelo IBGE, além de apresentar interessantes projetos visando o futuro, fazendo com que a expectativa no fluxo e receita do turismo aumente em 50% nos próximos 10 anos.

A previsão foi feita em abril de 2017 pelo secretário de turismo do estado, Arialdo Pinho, logo após reunião com executivos da alemã Fraport, holding alemã que venceu o leilão de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A empresa, responsável pela administração de diversos aeroportos, vê com bons olhos o potencial turístico do país. Sobretudo da região Nordeste, que pela proximidade é a porta de entrada dos europeus para o Brasil.

As previsões otimistas e o respaldo do investimento da Fraport já são referendados por dados estatísticos obtidos ao final de 2017. No anual Mapa do Turismo, estudo classificatório feito pelo Ministério do Turismo para mapear regiões compatíveis com a atividade turística, o Ceará apresentou crescimento de 25% no número de municípios com vocação turística de 2016 para 2017, fechando o ano com o total de 74 cidades contempladas no Mapa do Turismo.

“O Ceará recebe elogios extensos de todos que tem a oportunidade de conhecer. Com maiores investimentos e a pretensão do estado em fazer do turismo parte ainda mais importante de sua economia, a Equipotel Regional abre a temporada de feiras voltadas à Hospitalidade aproximando compradores da região com os principais produtores do mercado”

A classificação feita pelo ministério e a adesão dos municípios ao Mapa do Turismo permite com que recursos sejam destinados aos mesmos para fomentar a atividade turística a partir de medidas que vão desde a revitalização do patrimônio histórico até a capacitação dos profissionais do turismo. Essas medidas de fomento são frutos do novo programa do Governo Federal, o Brasil + Turismo, que pretende duplicar o número de visitantes estrangeiros e triplicar o seu consumo.

Com a expectativa de reunir mais de quatro mil pessoas e promover um intercâmbio entre os setores ligados ao turismo brasileiro, além de aproveitar o momento de crescimento, a Reed Exhibitions Alcântara Machado (RXAM) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional organizam em conjunto a Equipotel Regional, que acontece em paralelo ao 60º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2018, na capital cearense. “O Ceará recebe elogios extensos de todos que tem a oportunidade de conhecer. Com maiores investimentos e a pretensão do estado em fazer do turismo parte ainda mais importante de sua economia, a Equipotel Regional abre a temporada de feiras voltadas à Hospitalidade aproximando compradores da região com os principais produtores do mercado” pondera Gustavo Binardi, diretor do portfólio de construção da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Para Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, após de dez anos sendo realizado no eixo Rio de Janeiro/ São Paulo, a escolha da capital cearense para sediar o congresso a feira teve o objetivo de ampliar a rede de fornecedores dos meios de hospedagem de toda a região Nordeste e estender as possibilidades de novos negócios e parcerias entre empresários e profissionais do setor de turismo e hospedagem: “Com essa edição em Fortaleza queremos focar nas inúmeras possibilidades de negócios que podem ser desenvolvidos nesse cenário em expansão. A troca de experiências in loco pretende estender as perspectivas para os empresários e profissionais do setor”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *