O Processo, um filme imprescindível!

Documentário sobre o impeachment da presidenta Dilma Rousseff escancara um dos momentos mais dramáticos da história recente do Brasil

Por João Negrão

Quem quer entender o momento político pelo o qual o Brasil está passando, tem que assistir ao filme O Processo, da documentarista Maria Augusta Ramos.

Vencedor do último Festival de Berlin, o documentário mostra todo o processo que culminou com a deposição da presidenta, apresentando os dois lados da disputa política que desembocou na ascensão do vice-presidente Michel Temer ao poder e a implantação de seu programa de governo, baseado no documento Uma Ponte Para o Futuro, que vem sendo implantado de forma a destruir a soberania nacional e os direitos da população.

Para realizar O Processo, Maria Augusta passou vários meses em Brasília, sua cidade natal, acompanhando cada passo do processo de impeachment, somando 450 horas de material filmado. Sem fazer entrevistas ou intervir nos acontecimentos, ela e sua equipe circularam por corredores do Congresso Nacional, filmaram coletivas de imprensa, registraram as votações na Câmara dos Deputados e no Senado e testemunharam bastidores nunca mostrados em noticiários.

O longa é produzido por NoFoco Filmes, coproduzido pelo Canal Brasil, pela produtora alemã Autentika Films e pela holandesa Conijn Film e tem distribuição da Vitrine Filmes.

No vídeo abaixo eu comento sobre o filme, que teve uma exibição especial para jornalistas no Cinemark do Pier 21, na manhã desta quarta-feira, 9.

Confira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *