RBC passa a republicar Noturno, o melhor canal de música instrumental da TV brasileira

Por João Negrão

Após autorização da direção do programa, o Repórter Brasil Central passa a republicar o conteúdo do canal Noturno, no Youtube. Na verdade, Noturno é um programa de música instrumental veiculado pela Rede Minas, emissora pública do estado mineiro, e apresentado pelo músico Túlio Mourão.

O mineiro Túlio Mourão é excepcional compositor, pianista e arranjador brasileiro, com promissora passagem pelo rock progressivo que fez minha cabeça na adolescência. Ele trabalhou, por exemplo, com Jon Anderson, vocalista do Yes, uma de minhas bandas preferidas.

Mourão trabalhou com alguns dos maiores cantores e compositores brasileiros, como Caetano, Chico Buarque e Milton Nascimento, entre outros, além de compor os Mutantes, justamente na fase progressiva da famosa banda brasileira.

Sua apresentação de Noturno pontua uma leveza ímpar e oferece ao espectador, especialmente, o melhor do blues e do jazz nacional e internacional intercalando, em alguns momentos, a sua própria experiência de músico que atuou ainda com Mercedes Sosa, Pat Metheny, Maria Bethânia, Fagner, Eugénia Melo e Castro e Bob Dylan, entre outros que gravaram suas composições.

Noturno é daqueles canais que a gente se inscreve e passa horas “passeando” por cada edição, esquecendo do resto do mundo no embalo de músicas e músicos de qualidade sensacional. Nele é possível fazer, na apresentação de suas atrações, descobertas mágicas e desconcertantes.

Uma pena que a Rede Minas – que tem uma programação excelente – não seja acessível nacionalmente. Por exemplo: o site da emissora informa que pela Net é possível acessá-la pelo canal 020. Ocorre que na Net aqui de Brasília, o canal 20 é da Globo. Sempre ela.

Felizmente, temos o Youtube e Noturno está lá altivo e alvissareiro, lançando luz sobre o sombrio ambiente musical que a Globo insiste em amplificar o baixo nível cultural, com poucas exceções. E foi no Youtube que Noturno apareceu para mim e me arrebatou para sempre.

Para quem conseguir acesso via TV paga, vale a pena frequentar a Rede Minas. Além da NET, também está na grade da Oi. Para quem mora em Minas Gerais, Noturno vai ao ar abertamente às 23h45 dos sábados, com reapresentação às terça, às 22h15.

Vamos começar nossas publicações de Noturno pela série com a banda Blues Etílicos, para mim a melhora banda brasileira de blues de todos os tempos. O programa reproduz apresentação do grupo no Festival BB Seguridade Jazz e Blues.

 

 

 

Confira:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *