FIGURAÇÕES DO TEMPO: RELAÇÕES ENTRE MODA E IMAGEM

Novo curso da FAAP Brasília tem à frente o pesquisador em filosofia Brunno Almeida Maia. As aulas acontecem nos dias 17 e 18 de agosto de 2018

O pesquisador em filosofia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e residente do NEC MIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do Museu da Imagem e do Som) – Brunno Almeida Maia – ministrará na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) Brasília o curso teórico “Figurações do Tempo: relações entre Moda e Imagem”. O objetivo é investigar a relação existente entre a imagem, a fotografia de moda, o corpo, o belo e as concepções de beleza na moda a partir do ponto de vista da filosofia, da história da moda, da sociologia e da literatura. Com inscrições abertas, o programa ocorre entre os dias 17 e 18 de agosto, sexta, das 19h às 21h, e sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Como destaque, o curso aborda o surgimento da fotografia de moda nos séculos XIX e XX, o seu estatuto ontológico e as suas principais características – que a diferencia das demais artes e linguagens – passando por nomes consagrados como Virginia Oldoini, a Condessa Castiglione, De Meyer, Steichen, Hoyningen-Huene, Horts, Man Ray, Blumenfeld, Cecil Beaton, Munkasci, Penn e Avedon, David Bailey, Hiro, William Klein, Bob Richardson, Diane Arbus, Helmut Newton, Bruce Weber, Herb Ritts, Oliviero Toscani, LaChapelle, Steven Meisel, Juergen Teller, entre outros.

Brunno é idealizador do projeto “A Literatura e a Moda”, que investiga os diálogos entre moda, literatura, filosofia e arte. O pesquisador também ministra cursos, workshops e palestras desde o ano de 2012, ao lado de nomes como o estilista brasileiro Walter Rodrigues, o chapeleiro Eduardo Laurino, a escritora Anita Deak, a jornalista de moda Bronie Lozneanu, e o fotógrafo Gal Oppido.

Figurações do Tempo: Relações entre Moda e Imagem da FAAP – Brasília (DF)

Data: 17 e 18 de agosto / 2018

Horário: Sexta das 19h às 21h/ Sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Local: FAAP Brasília

Endereço: Setor bancário Sul, Quadra 2, lote 15. Edifício Prime, Sala 608/609.

Informações: (61) 3223-3120

Site: http://cursos.faap.br/bsb

Inscrições: http://cursos.faap.br/descricao/figuracoes-do-tempo-relacoes-entre-moda-e-imagem/970

Informações: faapbrasilia@faap.br

Sobre Brunno Almeida Maia
Pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), pesquisador residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som), docente da cadeira “Expressões Artísticas Contemporâneas”, no Técnico de Produção de Moda do SENAC Lapa, professor convidado do Departamento de Pós-Graduação, Extensão e Cursos Livres da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda em espaços como Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc Jundiaí, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava, Escola São Paulo. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *