Adolescente lança, na Bienal de São Paulo, livro sobre multiculturalismo religioso

Realizada no dia 4 de agosto, sábado, das 16h às 18 horas, a sessão de autógrafos com Ana Clara Gonçalves Sampaio será destinada a professores universitários e estudantes do tema e ocorrerá no stand da FAMBRAS, patrocinadora da obra
São Paulo, 31 de julho de 2018 – Ana Clara Gonçalves Sampaio é uma adolescente mineira de 16 anos. Aos 14, ela recebeu, na escola, a proposta de participar de um debate sobre o Islam, o terrorismo e os estereótipos envolvendo o Islam e decidiu usar a rede social Twitter para pedir a muçulmanos e não muçulmanos que mandassem seus depoimentos para ajudá-la no trabalho escolar. Ana Clara decidiu reunir os depoimentos no formato de um livro, já que o conteúdo foi tão impressionante que desfez na menina e em sua turma da escola qualquer preconceito que havia contra o povo muçulmano.
A ideia do livro de Ana Clara chegou à Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS e a entidade decidiu apoiar o projeto, lançando a obra durante a 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, evento que acontecerá na capital paulista entre os dias 3 e 12 de agosto, no Palácio de Convenções do Anhembi. “Eu espero que esses 40 depoimentos e o desdobramento deles possam realmente mudar a imagem que as pessoas têm do Islam e dos muçulmanos porque essa experiência mudou minha vida”, diz a jovem autora.
A tarde de autógrafos da obra “Discursos Diretos – Diálogos sobre o multiculturalismo religioso”, de Ana Clara Gonçalves Sampaio, acontecerá no dia 4, das 16h às 18 horas. A jovem também estará à disposição da imprensa, pessoalmente, no stand da FAMBRAS, ou por telefone, em outras datas, para a concessão de entrevistas sobre seu trabalho.
Outro lançamento da FAMBRAS: Gibi Khalil, contra a islamofobia
Destinado a crianças e pré-adolescentes, o lançamento traz à tona a islamofobia e conta com o talento do roteirista Rogério Mascarenhas e da ilustradora marroquina radicada no Brasil, Malika Dahil, para transformá-la num gibi. Carlos Dias, diretor de marketing da FAMBRAS, avisa que o gibi “Khalil” será um presente a quem visitar o estande da entidade – que mostrará as grandes invenções dos muçulmanos. “Como a repercussão vem sendo positiva mesmo antes do lançamento, acreditamos que Khalil e sua turma poderão, em breve, protagonizar outras aventuras”.
Malika Dahil, que reside em Manaus, também estará no estande da FAMBRAS para uma sessão de autógrafos e entrevistas. Essa atividade acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, sábado, das 16h às 18 horas, e no domingo das 13h às 15 horas.
 
 
Serviço:
 
FAMBRAS na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: de 3 a 12 de agosto
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h
Localização do estande da FAMBRAS: J-098
 
 
 Sobre a FAMBRAS
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, foi criada há quase 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal – a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *