CCBB DF exibe documentário Dona Flor do Moinho, seguido de roda de conversa com a cineasta Érika Bauer

Atividade faz parte do projeto Múltiplo Ancestral, iniciativa do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

Brasília, agosto 2018 – O Centro Cultural Banco do Brasil – DF exibe o documentário Dona Flor do Moinho, realizado pela cineasta Érika Bauer sobre Florentina Pereira dos Santos, a Dona Flor. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com a diretora. A atividade faz parte do projeto Múltiplo Ancestral, do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação e acontece neste sábado, 25 de agosto, às 17h.

            O filme dá protagonismo a Dona Flor (Florentina Pereira dos Santos), raizeira e parteira que vive no Povoado do Moinho, próximo a Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, Goiás. Por meio de entrevistas com a personagem, seus familiares e moradores da comunidade, e de imagens do local, o filme exemplifica Dona Flor como a mulher sábia do interior do Brasil, matriz e fonte de uma riqueza sociocultural que não se pode perder, cuja experiência no manuseio das plantas e na execução de partos tornaram-na uma referência no Brasil central.

            Após a exibição, a diretora Erika Bauer irá conversar com o público. Bauer é formada em Cinema e Televisão pela HFF – Hochschule fuer Fernsehen und Film (Munique) e professora do Curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília. Documentarista, realizou, entre outros, o documentário Dom Helder Camara, o Santo Rebelde, que ganhou o Prêmio Margarida de Prata, como melhor filme e roteiro no Cine Ceará, e melhor filme de arquivo no RECINE.

Sobre o Projeto Múltiplo Ancestral

Criado pelo Programa CCBB Educativo – Arte e Educação, o projeto é uma plataforma mensal de trocas entre o público e os mestres ligados a diferentes saberes, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade através da tradição oral, o afeto e olhares sobre o material e o imaterial.

SERVIÇO

Múltiplo Ancestral – Exibição do documentário Dona Flor do Moinho e roda de conversa

Centro Cultural Banco do Brasil DF

Quando: 25 de agosto, sábado

Data: 17h

Grátis

Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal

SCES, Trecho 02, lote 22

CEP: 70200-002 | Brasília (DF)

(61) 3108-7600 | Terça a domingo, das 9h às 21 horas

ccbbdf@bb.com.br |  www.bb.com.br/cultura  |  https://twitter.com/ccbb_df|

https://www.facebook.com/ccbb.brasilia/www.instagram.com/bancodobrasil

Assessoria CCBB DF: Michele Lira Rodrigues | (61) 3108-7609/7630  michele-lira@bb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *