Livro ensina a trabalhar menos tempo e produzir mais no dia a dia profissional

Em “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, Susanne Andrade destaca a importância da mudança do mindset corporativo para que empresas invistam e desenvolvam habilidades “não técnicas” junto aos colaboradores, por meio de simplicidade e agilidade na humanização

São Paulo, agosto de 2018 – O Brasil é o segundo país mais estressado do planeta, perdendo apenas para o Japão, segundo pesquisa da International Stress Management Association – que estuda o estresse no mundo.

Para 70% dos brasileiros estressados, o principal motivo é o trabalho. A pressão por resultados, sobrecarga de funções, ambiente desagradável, longas jornadas, falta de autonomia e má distribuição de atividades estão entre os principais motivos.  Além de prejudicar a saúde, o desgaste do profissional leva à queda da produção e do rendimento diário. E, para os dias de hoje, com um país economicamente emergente, o que menos se espera é a desaceleração dentro do ambiente corporativo.

Mas será que é possível mudar este cenário, aumentando a felicidade no trabalho por meio de desenvolvimento de habilidades ágeis e simples, que estão ligadas diretamente ao aumento de produção com menos tempo de trabalho? Para Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, a resposta é sim, e pode ser encontrada com mais detalhes no  livro “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, Editora Gente, com lançamento no dia 11 de setembro em São Paulo.

Para Susanne, com o uso da simplicidade é possível fugir dos exageros e desperdícios encontrados dentro da maioria de empresas, que ainda insistem em operar de maneira hierarquizada, com gestão de conflito e comando de controle. “Sabemos que a saída para sermos bem-sucedidos nesse tipo de gestão é a humanização dos processos, tomando como primeira medida o desenvolvimento de liderança e equipe em uma nova perspectiva, ao mudar o mindset dos colaboradores para uma gestão colaborativa e humanizada”, explica.

“A simplicidade é o caminho para a agilidade na busca de resultados nas empresas e de felicidade profissional, pois nela não há exageros, mas sim o que se é, de maneira genuína e autêntica. Nesse livro, ensino de maneira prática a: identificar o seu propósito; investir em sua inteligência emocional; assumir o protagonismo, ousar e ter atitude;  construir um ambiente colaborativo; liderar de maneira humanizada; flexibilizar, inovar e dar adeus ao medo de errar; encantar seus clientes”, resume a autora.

Ferramentas

Para desenvolver as “soft skills” dos profissionais de uma empresa não humanizada e  aplicá-las de uma forma assertiva, a autora apresenta, com exclusividade no livro, ferramentas do Modelo Ágil Comportamental (MAC), método que desenvolveu em sua empresa, a A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, focando no aperfeiçoamento das habilidades não técnicas – como colaboração, empatia, comunicação, liderança servidora, inteligência emocional, flexibilidade, entre outras.

“Não podemos considerar apenas o papel de cada profissional, mas, antes de tudo, lembrar do ser humano que existe por trás do crachá. O processo de motivação e integração de uma equipe deve ser focado nas pessoas, e não na hierarquia”, completa.

Humanização x Retenção

Para 47% dos profissionais de recursos humanos, os principais desafios junto a uma equipe de colaboradores está na rotatividade e retenção de talentos. É o que aponta o “Relatório de Reconhecimento de Colaboradores 2018”, organizado pela Society for Human Resource Management (SHRM) e pela Globoforce, que entrevistou mais de 730 líderes e especialistas do setor.

Com a humanização na empresa, a experiência do colaborador com seu local de trabalho tende a melhorar, para 89% dos entrevistados. “A felicidade leva ao sucesso, porque experimentamos emoções positivas reais e genuínas. Isso nos leva a ficar mais motivados, inspirados e mais inclinados a ir além do que somos capazes”, explica Susanne. “Um funcionário feliz é o melhor talento que uma empresa consegue reter”.

Sobre Susanne Andrade –   Autora do Best-Seller “ O Segredo do Sucesso é Ser Humano” e do livro digital “A Magia da Simplicidade”, é Coach, Palestrante e professora de cursos de MBA pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) em disciplinas sobre carreira,  coaching e liderança. Também é sócia-diretora da A & B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o “Modelo Ágil Comportamental”, e parceira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP). Em setembro/18 será lançado “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil” pela Editora Gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *