Mulheres Negras do DF reúnem ativistas, em 15/9, em etapa local de encontro contra o racismo e a violência e pelo bem viver

Encontro distrital abordará os 30 anos do movimento de mulheres negras no DF, apontará próximos passos e desafios para o ativismo local e elegerá delegação para encontro nacional, que terá a presença de 1.000 militantes negras de todo o Brasil, em dezembro, na capital goiana

 

Cerca de cem mulheres negras ativistas contra o racismo, o sexismo e outras formas de opressão participarão do II Encontro Distrital de Mulheres Negras: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o DF, que acontecerá em 15 de setembro, das 8h30 às 19h, na Escola Parque 313/314 Sul, em Brasília. O evento é parte de um processo de articulação em todo o país, que vem crescendo desde março deste ano. No Fórum Permanente de Mulheres Negras, ocorrido no Fórum Social Mundial, mais de 200 militantes deliberaram pela realização de encontro nacional para reflexão política e celebração dos 30 anos do 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras, ocorrido no ano de 1988, em Valença, no Rio de Janeiro.

Esta é uma das mais recentes linhas históricas e políticas que o movimento de mulheres negras adotou em face do racismo no movimento feminista e do machismo no movimento negro. Há 30 anos, as mulheres negras deram um basta e retomaram um processo de mobilização em que somos as protagonistas, reconhecendo as nossas especificidades e identificação de pontos de unidade que nenhum outro movimento fez ou fará por nós”, diz Graça Santos, eleita por unanimidade como representante do DF para a Coordenação Nacional dos Estados devido à militância histórica contra o racismo. Esta coordenação é uma das instâncias responsáveis pela articulação do Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 Anos: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil, que acontecerá, de 6 a 9 de dezembro, em Goiânia para 1.000 militantes negras de todo o país.

#MulheresNegrasMovemODF – O II Encontro Distrital de Mulheres Negras: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o DF se iniciará, em 15 de setembro, às 9h30, com a Acolhida das Yabás, conduzida pela Ialorixá Betinha de Oxum, que estará acompanhada de duas percurssionistas negras. Em seguida, a cantora e compositora Marina Andrade fará a abertura da programação cultural com apresentação de Tereza de Benguela, canção de sua autoria, que homenageia umas mulheres negras icônicas na luta pela liberdade do povo negro no séculoXVIII.

Avaliação política sobre o protagonismo do movimento de mulheres negras, processos de luta, resistência e construção de estratégias contra o racismo, o machismo e outras formas de opressão às afro-brasileiras serão alguns dos temas a serem abordados pela conferência de abertura do II Encontro Distrital, programada das 10h às 10h30. Os pontos serão explorados por Graça Santos, representante do DF no Encontro Nacional de Mulheres Negras e integrante da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno, e por Ieda Leal, integrante da Executiva de Goiânia do Encontro Nacional de Mulheres Negras e coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado – MNU.

Em seguida, as participantes do II Encontro Distrital se distribuirão em rodas de conversas temáticas: Mulheres Negras contra o Racismo, Mulheres Negras contra a Violência e Mulheres Negras pelo Bem Viver, entre 10h30 e 12h30. As rodas de conversa proporcionarão debates e reflexões sobre a situação das mulheres negras no DF. Questões como economia, política, saúde, educação, mobilidade urbana, moradia e juventude integram o documento-norteador das conversas.

Na retomada dos trabalhos, entre 14h30 e 15h30, serão apresentados os resultados das rodas de conversa. A plenária final está programada das 15h50 às 18h45, na qual será definida a comitiva do DF para o Encontro Nacional de Mulheres Negras por meio da apresentação de 30 representantes, que serão escolhidas pelas próprias organizações de que fazem parte ou possuem relação de atuação política, no caso das militantes independentes, engajadas na organização do encontro distrital.

O encerramento do II Encontro Distrital de Mulheres Negras terá pocket show de Vera Verônika, outro nome tradicional das mulheres negras nas artes e cultura do DF.

Fortalecimento das mulheres negras – Desde maio, as militantes negras do DF estão promovendo uma série de reuniões para a organização do II Encontro Distrital de Mulheres Negras: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, promovendo atualização da pauta política e fortalecimento das relações entre grupos, entidades, coletivos, associações de mulheres negras e ativistas independentes. Ao longo desse período, 12 reuniões aconteceram, incluindo duas descentralizadas – em Ceilândia e em São Sebastião, e um ciclo de debates sobre o Ativismo das Mulheres Negras, para cerca de 200 pessoas, no Dia Nacional Tereza de Benguela, Dia da Mulher Negra, em 25 de julho.

A articulação do II Encontro Distrital de Mulheres Negras: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver é autônoma, sendo totalmente organizada por ativistas negras, incluindo doações para a viabilidade do evento. A identidade visual foi criada por Neliane Maria, dos Rabiscos Feministas e integrante da Frente das Mulheres Negras do DF e Entorno; ferramentas de mobilização e divulgação foram criadas e são geridas pelas próprias militantes, entre elas Leila Negalaize, da Rede Sapatá; a programação cultural está a cargo de Marina Andrade, artista renomada de Brasília e integrante da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno; e ambientação e customização são assinadas pela artista plástica Mali Garcia. Dentre os apoiadores do II Encontro Distrital de Mulheres Negras, estão o Sindicato dos Bancários e o Sindicato dos Professores do DF.

II Encontro Distrital de Mulheres Negras: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o DF Data: 15 de setembro de 2018 (sábado)

Horário: das 8h30 às 19h

Local: Escola Parque 313/314 Sul – Plano Piloto – Brasília/DF

Mais informações: mulheresnegrasmarc0.wixsite.com/mulheresnegrasdf

Informações para a Imprensa: mulheresnegras30anosdf@gmail.com

Graça Santos – 61 98306 2758

Lydia Garcia – 61 98186 8638

Neide Rafael – 61 99126 0289

Marina Andrade – 61 99957 5809

Jacira Silva – 61 98413 7199

Parte superior do formulário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *