Merceditas e sua música latino-americana encantam Brasília

Quarteto feminino, cujo nome é uma homenagem a Mercedes Sosa, se apresenta pelos bares e restaurantes da cidade
Por João Negrão
Elas percorrem bares, restaurantes e onde o povo estiver, levando a boa música latino-americana. Elas são as Merceditas, grupo musical criado em novembro de 2016 em Brasília e formado por Eleni e Ednea Fagundes, Eliane Timm e Eulália Augusta. O sucesso do grupo é a interpretação de músicas do chamado Movimento Nueva Canción Latino-americana, muito difundido nas décadas de 60 e 70.
A argentina Mercedes Sosa, a inspiração das meninas, é grande referência, mas não só. Quem conhece este movimento terá que se lembrar dos chilenos Violeta Parra e Victor Jara, aliás, compositores de muitas das canções entoadas pela tucumana.
Fiquemos por enquanto por aqui. O Movimento Nueva Canción Latino-americano, na verdade, são vários movimentos latino-americanos de músicas engajadas e bebendo da fonte do folclore de cada lugar. Os mais conhecidos são os da Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Cuba.
As Merceditas cantam e tocam. O quarteto feminino tem se apresentado em espaços de Brasília como o Zahia Café e Cozinha Árabe, restaurante Feitiço Mineiro, Tiborna Bar e Comedoria, restaurante Ki Filé, Clube do Choro, ECAI (Espaço Cultural Alexandre Inneco), além de vários eventos particulares.
A partir desta quinta-feira (24), elas iniciam uma turnê pela noite brasiliense.
Confira a agenda: dias 24 e 31, no Zahia Café e Cozinha Árabe, na quadra 301 do Sudoeste, bloco B; dia 7 de fevereiro, restaurante Feitiço Mineiro, 306 Norte, bloco B; dia 23 de fevereiro, Tiborna Bar e Comedoria, na 403 Norte, bloco B; e no dia 18 de abril, no restaurante Ki Filé, na 405 Norte, bloco A.
O grupo fez shows com participação dos músicos Chico Nogueira, Ray Tito e os Calabares, Kassay Jesus (violoncelista da Orquestra Sinfônica de Brasília), Leo Torres (baixista), Rodrigo Zolet (acordeonista).
Sobre elas:
· Eleni Fagundes – Voz e direção musical.
Estudou piano e canto na Escola de Música de Brasília. Participou como soprano do Coral da UnB, Madrigal UnB, Madrigal Universidade do Amazonas e Coral Messiânico de Brasília, cantando em festivais no Brasil e no exterior (Canadá, Espanha, Alemanha, Suécia e Grécia).
· Ednea Fagundes – Voz e percussão.
Formada em canto-coral pelo instituto de música do DF, onde cantou durante 4 anos. Estudou violão e canto na BSB Musical, integrando o coral dessa instituição durante 13 anos onde também foi diretora da unidade Guará II.
· Eliane Timm – Voz e percussão.
Bacharel em canto pela Universidade de Passo Fundo/RS. Foi professora de música/canto e regeu vários grupos corais no RS. Como integrante do Coral da UnB participou de festivais no Brasil e no exterior (França, Itália e Grécia).
· Eulália Augusta – Voz e violão.
Estudou violão no Conservatório Musical Maestro Julião em Presidente Prudente/SP, de 1990 a 2000, onde também cantou em vários corais da cidade. Atualmente ministra aulas de violão em Brasília.
O grupo conta com o acompanhamento do músico Edgar Fagundes, no acordeon e gaita de boca.
Saibam mais sobre as Merceditas nos seguintes links.
Contatos: 61 98324.2903 e 9934.0271
E-mail: grupomusicalmerceditas@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *