Juíza Selma Arruda será empossada nesta sexta-feira no Senado Federal

A cerimônia está agendada para as 15h e marca o início de uma nova gestão, com uma renovação histórica, de 85%

DA ASSESSORIA

Eleita Senadora por Mato Grosso com 678.542 votos, a juíza Selma Arruda (PSL-MT) toma posse no Senado Federal nesta sexta-feira (01.02). A cerimônia está agendada para as 15h e marca o início de uma nova gestão, com uma renovação histórica, de 85%. Dos 54 senadores que tomarão posse, dois por estado, 46 não estavam no Senado no ano anterior.

“Eu vejo com muito bons olhos essa renovação. Foi uma surpresa grande pro Brasil e pra quem como eu, que se aflorou em entrar pra política foi melhor ainda. A gente vê que não sou só eu a debutante. Do lado tem várias pessoas. Isso é muito bom. No Brasil, quando se fala em experiência política chega a ser sinônimo de atos não republicanos. Conversei com vários estreantes, inclusive fizemos cursos, foi uma surpresa muito boa saber que todos entraram pelo mesmo motivo que eu: chega de ficar sentado reclamando. A gente tem que levantar e cada um fazer a sua parte”, declarou a senadora eleita.

A senadora afirmou também que o combate à corrupção será prioridade em seu trabalho como parlamentar. “Eu fui juíza criminal por 22 anos, então as minhas prioridades vão ser voltadas à área penal: segurança pública combate à criminalidade e combate à corrupção”, disse. Além do combate à corrupção, a senadora destaca que são necessárias reformas administrativas, tributárias e previdenciária. “Esses temas, todos sensíveis a população, serão tratados como prioridade no meu mandato”, afirmou.

A cerimônia

Conforme a Agência Senado, a posse é conjunta, mas o juramento é individual e os senadores são chamados por ordem de criação dos estados. Pelas regras regimentais, apesar do número de senadores, a sessão de posse deve ser rápida, já que não haverá discursos dos parlamentares. O único a falar deve ser o senador que presidirá a cerimônia, esse papel caberá a Davi Alcolumbre (DEM-AP), único integrante da Mesa Diretora da legislatura anterior que continua no mandato, iniciado em 2015.

Apenas o primeiro senador pronuncia na íntegra o juramento: “Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Depois, todos os outros senadores, quando chamados, dirão “assim o prometo”.

Transmissão ao vivo

A cerimônia de posse dos 54 senadores eleitos em outubro de 2018 começa às 15h, no Plenário do Senado. A posse da senadora Selma Arruda será transmitida Ao Vivo em sua página oficial do Facebook

A TV Senado começa a cobertura às 8h30, com informações e entrevistas sobre a posse dos senadores.

 

Conheça a composição do Senado na 56ª legislatura

Sen Selma Plenário.jpg

PERFIL – Agência Senado
Selma Rosane Santos Arruda, de 55 anos, é natural de Camaquã (RS). É advogada e juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.
Trajetória: Como juíza, atuou em vários municípios de Mato Grosso. No comando da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, atuou na Operação Sodoma, que resultou na prisão do ex-governador Silval Barbosa, do ex-deputado estadual José Geraldo Riva e de outros políticos. Em abril de 2018, filiou-se ao PSL. Aposentou-se no ano passado, após 22 anos na magistratura.

Eleição/atuação: Alcançou 24,6% dos votos válidos do estado. Pretende atuar em defesa do agronegócio, da educação e da segurança pública. Também se comprometeu durante a campanha a trabalhar no combate à corrupção e à sonegação fiscal, pelo equilíbrio na distribuição de renda e para que Mato Grosso receba mais recursos federais.

Suplentes: Beto Possamai (PSL) e Clerie Fabiana (PSL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *