Trabalho no Congresso começa pra valer na próxima terça, 5

Oficialmente os trabalhos no Congresso Nacional começaram nesta sexta (1), com a abertura do Ano Legislativo. Mas os trabalhos mesmo só terão início na próxima terça-feira (5), quando a maioria dos congressistas retornam de suas bases e, em tempos normais, têm início as reuniões, audiências e sessões plenárias. Contudo, não é o caso.

Primeira semana será morta

Ao menos em termos de atividades legislativas oficiais. Isto porque não havia previsão, até sexta-feira, de nenhuma sessão, audiência ou reunião, para esta semana que entra. Com exceção de uma sessão especial na quinta (7), para celebrar os 40 anos da fundação da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).

Mesas: últimos acertos

Apesar de não haver atividades legislativas, os congressistas passarão a semana em articulações para os últimos acertos em relação à ocupação dos cargos titulares e suplentes nas mesas diretoras das duas Casas. Além disso, se desencadeia a ocupação das composições das comissões permanentes da Câmara e do Senado.

Reforma da Previdência

Outro tema que já vem dominando as conversas extraoficialmente é a reforma da Previdência, cujo projeto o presidente Jair Bolsonaro deve enviar à Câmara tão logo a Mesa Diretora seja instalada. Nesta sexta-feira o ministro-chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, chegou bem cedo ao Congresso para engatar conversações com os deputados e senadores.

Festa e folguedos

Não fosse a tensão com as eleições para as mesas diretoras do Senado e da Câmara, esta sexta-feira (1) seria somente um dia de festa aqui em Brasília. A posse dos novos senadores e deputados federais foi, sim, um momento de celebração. Comemoração entre os deputados e senadores, com seus funcionários e convidados. Aliás, os convidados – muitos deles dos estados de origem dos congressistas – sempre fazem um festejo a parte. Beirando ao folguedo, eles ficam encantados com as instalações e aproveitam para fazer turismo nas duas Casas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *