Artistas e produtores vão pra porta do Buriti nesta quarta, 27, em defesa da cultura

Por João Orozimbo Negrão

A cultura no Distrito Federal, assim como em todo o país, está sob ameaça. No âmbito distrital, como no federal, há investidas não apenas contra artistas e produtores culturais, como também contra os instrumentos legais que asseguram investimentos na cultura e nas artes e uma política cultural para o povo.

O governo Ibaneis, tal qual o Bolsonaro, se revela inimigo das artes, da cultura e de todos os seus entes. No âmbito federal o principal alvo de ataques é a Lei Rouanet. Aqui em Brasília o principal instrumento público de geração de empregos na área cultural, o FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, está mais uma vez sob forte ameaça de sofrer perdas graves.

Por esta razão, centenas de artistas, produtores culturais e outros agentes que ajudam a mover a cultura no Distrito Federal vão às ruas nesta quarta-feira, 27. Uma concentração está marcada pela manhã na Câmara Legislativa e em seguida todos se reunirão em frente à sede do GDF, o Palácio do Buriti.

Eu conversei com o maestro Renio Quintas e a jornalista e produtora cultural Rita Andrade sobre a movimentação em defesas da cultura do DF.

Confira as entrevistas em três vídeos abaixo:

Parte 1

 

Parte 2

 

Parte 3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *