Artistas e produtores foram às ruas em defesa da cultura e GDF promete dialogar

Por João Orozimbo Negrão

Em uma das manifestações mais belas de Brasília, artistas, produtores e outros agentes da cena cultural do Distrito Federal, foram às ruas nesta quarta-feira (27) em defesa do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e outros instrumentos de incentivo que estão sendo ameaçados pelo atual governo de Brasília.

“Representantes da Frente Unificada da Cultura do DF foram recebidos pelo secretário-adjunto da Casa Civil, Marcelo Cunha, ao qual foram reapresentadas as demandas contidas na carta aberta do movimento protocolada no dia 18 de março no GDF. A comissão representou cerca de mil manifestantes que aguardaram em frente ao Palácio Buriti”, relatou a produtora cultural e ativista Rita Andrade.

“Após apresentados os pontos, o secretário informou aos manifestantes que não era intenção do governo promover o desmonte do FAC e também de não recuar com a Lei de incentivo à Cultura. Afirmou ainda que constituirá um grupo técnico para responder às demandas apresentadas e que receberá a comissão novamente na próxima sexta-feira”, acrescentou.

Segundo Rita, houve reclamações do movimento com a qualidade da interlocução com o governo até aquele momento, que o movimento considera importante um olhar mais próximo e parceiro do Governo para que fique claro que a cultura e sua cadeia produtiva tem um forte papel na economia do Distrito Federal, e que a inoperância da Secretaria de Cultura tem trazido inúmeros prejuízos.

“Foi explicado ao secretário também, que as reivindicações do movimento eram apenas pelo reconhecimento de conquistas já realizadas e pelo cumprimento de disposições contidas na Lei Orgânica da Cultura, aprovada em 2017. A cultura do DF resiste!”, finalizou.

Carta Aberta

Carta aberta do Setor Cultural ao Governador do DF – Ibanes Rocha.

Profissionais da cultura lotaram o Teatro Dulcina nesta segunda-feira, dia 18/03, com o propósito de debater encaminhamentos do setor junto ao GDF.

A plenária, de iniciativa da Frente Unificada da Cultura do DF, mobilizou mais de 700 trabalhadores da cultura, atuantes em todo o DF e nas mais de 18 linguagens. Deste encontro, foi redigida uma carta ao Governador do Distrito Federal, Senhor Ibaneis Rocha.

No conteúdo do documento, protocolado na manhã de hoje (quarta-feira, 20), profissionais cobram do GDF a retomada imediata das atividades competentes à Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, órgão responsável pelas políticas públicas imprescindíveis à geração de milhares de empregos e renda na região, além de impostos aos cofres públicos.

Dentre os temas levados ao Palácio do Buriti, estão:

– Publicação do saldo e do Superávit do FAC remanescentes de 2017 e 2018, conforme reza o art. 64 da LOC – Lei Orgânica da Cultura;
– Blindagem definitiva do FAC – Fundo Apoio à Cultura;
– Nomeação de profissionais qualificados na Secretaria de Cultura e Rádio Cultura FM, bem como a nomeação dos aprovados em concurso;
– Pagamento de projetos já aprovados no FAC 2017/18;
– Reativação LIC – Lei de Incentivo à Cultura;
– Retomada dos programas Conexão Cultura Permanente e Conexão Cultura Negócios;
– Publicação dos resultados pendentes dos editais do FAC, de exercício anterior;
– Reativação dos Conselhos ligados a Secretaria de Cultura; e
– Levantamento e divulgação dos indicadores econômicos e de geração de emprego do setor cultural no DF.
– Compromisso do governo para garantir o calendário de publicação dos novos editais conforme determina o art. 64 da LOC

A carta aberta do Setor Cultural ao Governador conclui afirmando que Os Movimentos Culturais do DF, reunidos na Frente Unificada da Cultura do DF não admitirão qualquer retrocesso ou modificação do espírito presente na Lei Orgânica de Cultura, qual seja a ampla participação social e acesso democrático a todas as formas de financiamento da cultura nela contidos, fruto de árdua luta dos fazedores de cultura do DF, durante muitos anos”.

Confira aqui fotos de David Mello, da Pareia – Comunicação e Cultura:

https://www.facebook.com/pg/pareiacomunicacao/photos/?tab=album&album_id=1255908994563755

Confira abaixo dos atos na CLDF e no Palácio Buriti e da passeata:

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *