Cantora Nãnan Matos ministra curso de percussão no próximo sábado

A cantora, percussionista e arte-educadora Nãnan Matos ministrará no próximo sábado, 06 de abril, o curso de Vivências e Cantos Ancestrais, das 15h30 às 18h, no Lago Norte, em Brasília.

O curso tem como objetivo apresentar os cantos Yorubá de ketu que fazem referência aos orixás regentes de 2019: Ogum e Nanã.

A artista toca o Djembè, instrumento de percussão com ritmo típico do Oeste Africano, o que possibilitou a realização de um trabalho de pesquisa dos cantos tradicionais de Malinké, além da troca de conhecimentos com grandes mestres da música africana, que resultou na construção de pontes culturais entre o Brasil e a África na dança, no canto e na percussão.

Graças a este intercâmbio, Nãnan Matos fundou, em 2012, o grupo de estudos, performances e ativismo sócio-político chamado Foli Ayê ou Ritmo de Vida, em português. O grupo dedica-se a promoção da cultura negra e do fortalecimento do intercâmbio entre a África e o Brasil abordando práticas artísticas, sobretudo do Oeste Africano.

Além de percussionista, Nãnan Matos também possui uma linda voz e costuma interpretar nos seus shows canções contemporâneas e de raízes ancestrais africanas.

O projeto “Nãnan Canta África”, idealizado no ano passado, faz uma homenagem aos potenciais musicais da Diáspora Africana e, além da cantora, conta com os músicos Guilherme Alvim (guitarra), Léo Barbosa (percussão), Rafael Tico (contrabaixo) e Renato Galvão (bateria).

Nãnan se destaca também pela sua atuação militante na sociedade em prol da igualdade das mulheres. “Sou a continuidade das mulheres negras que lutaram e lutam para que eu possa estar aqui, neste momento”, ressalta a cantora

 

SERVIÇO:

Curso de Vivências e Cantos Ancestrais – 5ª Edição

Quando: 6 de abril de 2019

Horário: 15h30 às 18h

Onde: SMLN Trecho 05, Lago Norte

Inscrições:

https://goo.gl/forms/gAlhbehlzqxCUoTZ2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *