Associação Amigos do Projeto Lago Arareau lança canal no Youtube

Da Redação

A Associação Amigos do Projeto Lago Arareau (Ampla) acaba de lançar o seu canal no Youtube. “Hoje inauguramos um importante espaço neste canal no YouTube para discussão sobre a segurança hídrica e desenvolvimento sustentável do município de Rondonópolis”, explica o presidente da entidade, o pesquisador Roberto Feltrin.

Ele acrescenta que o canal pluripartidário e pretende envolver os diversos seguimentos da sociedade, sejam públicos e privados, bem como toda a população do município. “Nossa pauta principal será o projeto da construção de um grande Lago no Rio Arareau, que tem o objetivo de substituir o abastecimento de água da grande Rondonópolis, trocando a captação das águas contaminadas do Rio Vermelho e dos onerosos poços artesianos, por um grande reservatório estratégico com água de boa qualidade”, pontua Feltrin.

“Também queremos o debate das ideias a conscientização da população acerca das consequências provocadas pelas mudanças climáticas, que afetam de forma contundente a segurança hídrica regional”, emenda o pesquisador.

O projeto Lago Arareau tem o objetivo de preparar e viabilizar a cidade de Rondonópolis para estes desafios e dessa forma, garantir a segurança hídrica com água de boa qualidade para os próximos 100 anos.

O Rio Arareau, em suas cabeceiras e em grande parte de seu curso d’água, está relativamente preservado, mas é importante e urgente que haja regulamentação das áreas para que a bacia hidrográfica do rio seja transformada em uma APA – Área de proteção ambiental.

A APA terá o papel de regulamentar as atividades socioeconômicas e, principalmente, forçar a preservação das nascentes, matas ciliares e o leito do rio, para que suas águas fiquem livres de lançamentos de agrotóxicos e poluentes como esgoto urbanos e resíduos industriais.

“O objetivo central deste canal é organizar um grupo de trabalho formado por especialistas para debater de forma profunda e técnica os caminhos para garantir a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável do município de Rondonópolis”, finaliza o presidente da Ampla.

Confira o vídeo de boas vindas ao canal no Youtube:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *